Sempre que embarcamos em um voo comercial, esperamos uma viagem que nos dê tempo pelo menos de nos acomodar confortavelmente, pedir algo para beber e muitas vezes, até assistir a um filme, não é? Agora, imagine você sentir que o avião alçou voo e na sequência, já o aviso do piloto para apertar os cintos, pois vão aterrissar no destino!
Foto: Reprodução
Pois bem, é mais ou menos isso que acontece no voo comercial mais curto do mundo entre as ilhas Orkney, Westray e Papa Westray, ao norte da Escócia.
Divididas por uma distância de apenas 2,7 quilômetros, esse vôo é operado pela empresa aérea Loganair com uma duração de apenas dois minutos, porém sob condição de vento ideal, é possível ser concluído em apenas 47 segundos.
Foto: Reprodução Youtube
O custo dos bilhetes gira em torno de US $ 30 por passageiro sem serviço de bordo.
Segundo os relatórios publicados no jornal “The Daily Mail”, cerca de 30 por cento dos passageiros estão associados com o serviço de educação do Conselho das ilhas Orkney, enquanto muitos outros são pessoas da área da saúde e os pacientes do Serviço de Saúde Nacional Escocês.
A Empresa Loganair, faz essa rota desde 1960 e inseriu um voo popular para turistas em 2011. No verão, existem também, os voos especiais duas vezes por semana para as pessoas que querem somente fazer o voo de ida e volta sem descer na ilha de destino.
A curiosa ilha de Papa Westray
Foto: Reprodução
Também conhecida como Papay, a ilha tem tido uma população relativamente estável de cerca de 80-90 pessoas na última década, em comparação com um ponto baixo de 54 na década de 1990.
Rica em arqueologia – Knap of Howar (mais antigo que as Pirâmides), os restos da capela medieval em St Tredwell’s Loch e os montes de pedras em Holm of Papay.
Papay também é especial para observadores de pássaros, principalmente no North Hill. Uma grande variedade de pássaros pode ser encontrada na ilha todos os dias do ano.