Separamos alguns truques para você fazer churrasco em casa e elevar o nível a outro patamar. Muita gente adora um bom churrasco, certo?
De fato, mas nem todos conseguem acertar nos detalhes que fazem toda a diferença! Para garantir que sua confraternização será um sucesso, traremos a seguir, algumas dicas simples que podem garantir a experiência de todos.
1 – Considere poucos cortes
Foto / Reprodução
Como assim? Como não oferecer aquela churrascada com cortes variados?
Exatamente isso. É preciso entender que fartura não significa, necessariamente, uma boa experiência. Os cortes têm diferentes tempos de cozimento, técnicas específicas e, quando diversificamos muito, podemos enfrentar dificuldades e errar nos pontos das carnes. E pode ser pior: existe ainda o risco de um corte agradar mais do que o outro e você não ter mais peças para servir. Nossa sugestão é oferecer duas opções de carne, uma com osso e outra sem. E claro, diversificar nas entradas: linguiças, queijo, pães etc.
2 – Ninguém pode ficar com fome
Foto / Reprodução
Considerando um corte com osso e outro sem, além das entradas, você consegue uma margem segura para receber bem também aqueles que sempre esquecem de confirmar que vão. Se sobrar, não haverá desperdício: dá para fazer um carreteiro no jantar e mais algumas receitas que ficam deliciosas.
3 – Atenção para a procedência da carne
Foto / Reprodução
É muito importante ter cuidado com a origem da carne que você está comprando, principalmente quando a intenção é preparar um churrasco para muitas pessoas. Escolha sempre produtos de frigoríficos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). Aposte em raças britânicas, que recebem grandes elogios de especialistas do assunto.
4 – Tenha espetos e facas de qualidade
Foto / Reprodução
Se o churrasco for preparado na churrasqueira, é bom ter atenção a qualidade e quantidade dos espetos. Agora, o mais importante é ter uma boa faca, ela precisa estar bem afiada. Também, não se esqueça de uma pinça para retirar a carne da grelha (ela pode evitar calor nos braços) e uma boa tábua e garfo para cortar a carne e gamela para servir. Um avental para o churrasqueiro, será outro ponto importante.
5 – As cinzas são valiosas
Foto / Reprodução
Dica para a vida: não jogue fora as cinzas do churrasco do último final de semana! Elas garantirão um fogo duradouro e ecológico na sua casa. Veja o passo a passo: coloque uma quantidade considerável de carvão e, depois do fogo aceso, cubra-o com as cinzas. Você terá a impressão de que o fogo apagou, mas não, pelo contrário. Com essa técnica, serão abertas pequenas fendas no carvão que direcionarão o fogo para o local específico. Finalmente, ele ficará aceso por várias horas seguidas e reduzirá o calor para o churrasqueiro.
6 – Tempere com sal, apenas
Foto / Reprodução
Embora não seja uma regra de certo ou errado, temperar com sal e nada mais, é o grande segredo de muitos restaurantes. Usando apenas o sal, é possível preservar o sabor da carne. Outra dica importante: peças individuais, porções de até 600g, o tempero deve ser o sal fino, ou sal parrillero, depois de a carne estar pronta. Peças grandes, com mais de 1kg, deve utilizar o sal grosso e antes de irem para brasa.
7 – Criatividade, fazer churrasco em casa pode ir além da carne
Foto / Reprodução
Uma carne no ponto certo, na temperatura certa, merece o acompanhamento perfeito! E sim, podemos escolher algo que possa ser preparado na brasa. Legumes grelhados ou tubérculos envoltos no papel-alumínio vão muito bem. E você pode ir além, uma sobremesa: frutas grelhadas com sorvete, queijo assado na brasa com goiabada ou panquecas com doce de leite vão fazer sucesso.
Agora que já tem todas as dicas para fazer aquele churrasco em casa, arrase com a família e amigos no próximo encontro!