Filipe Martins, natural de Sorocaba e ex-assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, está entre os 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado. A denúncia inclui também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Envolvimento na Minuta do Golpe
Filipe martins
De acordo com a PGR, Martins teria entregue a Bolsonaro uma minuta de decreto que previa a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a convocação de novas eleições — medidas sem respaldo constitucional, caracterizando uma tentativa de golpe de Estado. A elaboração do documento contou com a assessoria de um professor de direito administrativo e constitucional.
Prisão Preventiva e Defesa de Felipe Martins
Filipe martins
Em 2024, Filipe Martins foi preso preventivamente por seis meses, a pedido da Polícia Federal, no curso das investigações relacionadas à trama golpista. Até o momento portanto, a defesa de Martins não se manifestou publicamente sobre as acusações.
Condenação de Felipe Martins por Gesto Racista no Senado
Em suma, além das acusações atuais, Martins possui histórico de controvérsias. No mês de março de 2021, durante uma sessão no Senado, ele fez um gesto considerado racista, associado a grupos de supremacia branca. Em dezembro de 2024, a Justiça Federal em Brasília o condenou a dois anos e quatro meses de prisão por incitação ao preconceito racial. A pena foi no entanto, a prestação de serviços comunitários e pagamento de multas.
Conclusão
De fato, as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado continuam em andamento, com Filipe Martins sendo uma figura central nas apurações. A sociedade aguarda contudo, o desdobramentos e esclarecimentos sobre o caso, que envolve altos escalões do governo anterior e levanta questões sobre a integridade das instituições democráticas no Brasil.
Continue acompanhando o portal Collorau para mais notícias de Sorocaba e região.