Assim que o mês de novembro se inicia, as ofertas e promoções na internet e nas lojas começam a ser divulgadas: é hora de comprar! Está dada a largada da tão esperada Black Friday.
Nesta data, comemorada na última sexta-feira de novembro, as lojas se empenham para oferecer grandes descontos para esgotar seus estoques.
Originada nos Estados Unidos, a Black Friday acontece tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças, com filas quilométricas cheias de consumidores atrás de descontos que chegam até 80% do preço original.
Este evento chegou ao Brasil e teve boa aceitação, mas o que poucos sabem é que o termo Blackfriday começou a ser usado em 1869. E muito diferente do que é hoje, não era para abrir a temporada de promoções imperdíveis.
Veja a seguir, essa e outras curiosidades sobre o evento que ganhou nossos corações e nossos bolsos.
Quando surgiu o termo Black Friday
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Muito diferente dos dias de hoje, o termo foi usado inicialmente para indicar grandes crises e catástrofes. Na data de 24 de setembro de 1869, quando na ocasião, dois especuladores tentaram dominar o mercado do ouro em Nova York. Com o objetivo de corrigir o dano causado, o governo fez uma intervenção e os preços caíram drasticamente. Muitos investidores perderam tudo o que tinham.
Sinônimo de preços imperdíveis
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A Black Friday começou a ser reconhecida como data de altos descontos em 2001. Até o ano de 2000, as vendas nos Estados Unidos eram habitualmente maiores no sábado e não na sexta-feira em si, em virtude do hábito dos norte-americanos de adiarem as coisas.
No Brasil, a Black Friday ganhou expressão em 2010, quando se tornou uma estratégia digital para alavancar as vendas.
Big Friday
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Na Filadélfia, como esse dia era sinônimo de turbulência no transito, os soldados colocaram o nome de Big Friday. Incomodados, os lojistas logo esquivaram da conotação negativa associada a trânsito. O nome não se manteve.
Thanksgiving: ação de Graças
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Apreensivos com o curto período de compras para as festividades de final de ano, os lojistas construíram uma petição e entregaram a Franklin Roosevelt (1882-1945) para que fosse declarado o início das festas uma semana mais cedo.
No ano de 1941, uma resolução conjunta no congresso instituiu que o dia de ação de graças seria comemorado na quarta/quinta-feira de novembro, podendo ser ou não, a última do mês – garantindo uma semana extra de compras até o Natal.
Sucesso comprovado? Veja alguns dados impressionantes.
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- Um estudo realizado pela empresa Linx Digital divulgou que durante a Black Friday de 2021 foram contabilizados, no horário de pico, 9,2 milhões de requisições (acessos, cliques, visualizações etc.) por minuto, oriundos de todas as lojas, por todos os dispositivos,
- No Brasil, a Black Friday é a segunda data mais importante para o comércio, ficando atrás somente do Natal,
- Quase metade das vendas são referentes a produtos eletrônicos,
- Em média 80% dos consumidores realiza sua compra on-line,
- Aproximadamente 20% dos consumidores compram na data por impulso.
E você? Também adora uma Black Friday?
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