Você está visualizando atualmente  Fatos curiosos sobre a velhice que você não conhecia
velhice

 Fatos curiosos sobre a velhice que você não conhecia

A vida é feita de etapas e a velhice faz parte do processo. Um período de transição, aceitação e grandes mudanças.

Veja a seguir, 7 curiosidades sobre a velhice que podem te surpreender.

1 –  Na velhice, o desempenho da capacidade de pensar e compreender é superior ao da juventude

Impaciente? Conviver com idoso traz ganhos emocionais para ambos os lados -  18/02/2022 - UOL VivaBem

Foto: Reprodução

Segundo estudos realizados pelo Instituto de Max Planck de Berlim, o desenvolvimento humano e o desempenho cognitivo dos idosos é maior, mais organizado e consistente do que o dos jovens – resultado atestado em momentos que receberam várias tarefas para executar.

2 –  Os cérebros experientes têm grande sabedoria

Homem idoso folheando as páginas de um notebook e trabalhando em um laptop  | Foto Premium

Foto: Reprodução

De acordo com um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a sabedoria não está relacionada a quantos fatos uma pessoa conhece acerca de algo ou sua capacidade de operar um controle remoto universal, mas trata-se da capacidade de lidar com desentendimentos.

Pessoas mais velhas têm maior probabilidade, comparando com jovens e pessoas de meia-idade, de compreender que as pessoas podem ter valores diferentes, identificar incertezas, aceitar que as coisas mudam e respeitar outros pontos de vista. “O efeito da idade na sabedoria se mantém em todas as classes sociais, níveis de educação e de QI. Houve uma grande vantagem dos velhos sobre os moços nesse caso”, afirmou Richard Nisbett, um dos autores.

3 – A velhice tem suas formas: temos 4 tipos de idade

Esqueça o idoso sedentário: revendo o envelhecer ativo em todos sentidos -  05/10/2021 - UOL VivaBem

Foto: Reprodução

A mais conhecida é a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

A idade cronológica nada mais é do que o número de anos que temos desde o dia em que nascemos. A idade biológica é relacionada ao estilo de vida e também a hereditariedade, o que faz do envelhecimento um processo bastante complexo. Por exemplo, duas pessoas de 85 anos cronológicos nascidas no mesmo dia e mês, podem ter idades biológicas diferentes, se uma optou por um estilo de vida saudável e outra não.

A idade psicológica é determinada através das competências comportamentais. Ela abrange as capacidades mnésicas (a memória), as capacidades intelectuais (a inteligência) e as motivações para o empreendimento. É de conhecimento que, a manutenção destas competências permite uma maior conservação de autonomia e controle.

Já a idade social tange-se ao papel, aos estatutos e aos hábitos da pessoa, relativamente aos outros membros da sociedade. É sobre o preenchimento de expectativas em relação às pessoas de sua idade, em sua cultura e grupo social.

4 – A idade da experiência e o mercado de trabalho

Mulher idosa trabalhando em um laptop em casa e a vovó usando um notebook e  pesquisando no site da internet | Foto Premium

Foto: Reprodução

Os idosos do século XXI têm um grande desejo de se manterem ativos no mercado de trabalho, mesmo depois de conquistar a aposentadoria.

Dados do IBGE apontam que:

  • 46% das pessoas com mais de 60 anos trabalham por conta própria,
  • 9% deles são empreendedores.

5 – A expectativa de vida aumentou

A Importância e os Benefícios do Lazer Aos Idosos - Residencial em Família

Foto: Reprodução

Com todo o progresso da medicina e avanço da tecnologia, a expectativa de vida aumentou no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa atual do brasileiro é de 76,6 anos. Ainda, de acordo com o IBGE, em 2030 seremos a quinta população mais idosa do mundo.

6 – A nostalgia provinda da velhice é terapêutica

Estudo italiano revela que idosos isolados têm mais risco que os ligados à  família na pandemia » Portal Ciência & Consciência

Foto: Reprodução

Os psicólogos Xinyue Zhou e Ding-Guo Gao da Universidade Sun Yat-Sen (junto com Constantine Sedikides e Tim Wildschut da Universidade de Southampton) avaliaram a relação entre solidão e nostalgia em idosos através de uma série de experimentos onde os participantes responderam a perguntas relacionadas a sentimentos de solidão, apoio social e nostalgia. Os indivíduos estudados que se sentiram mais solitários comentaram receber menos apoio social, porém também foram os mais nostálgicos do grupo.

Em outro momento, quando a nostalgia foi induzida em outros participantes também idosos, eles perceberam ter a maior quantidade de apoio social. Os resultados desses experimentos concluíram implicações muito reais de que a nostalgia poderia ser usada na terapia cognitiva como um aparato de enfrentamento ao qual os indivíduos recorrem quando estão socialmente isolados ou excluídos.

Outro estudo atestou que esse estado mental também pode ajudar a aumentar a disposição de uma pessoa para ajudar os outros, visto que fortalece o senso de conexão social.

7 – Pessoas ansiosas envelhecem mais rápido

Ansiedade: conheça os principais sintomas da doença | VEJA

Foto: Reprodução

Se você é do time dos ansiosos, essa informação não vai agradar. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, uma das mais consagradas instituições dos Estados Unidos, provou que a ansiedade é capaz de acelerar o processo de envelhecimento do ser humano.

O motivo é fácil de explicar: quanto maior o nível de ansiedade, menor é o tamanho dos telômeros – estrutura do DNA associada a duração da vida e à boa saúde. Os especialistas também perceberam que, quanto menor o telômero, maior a chance de doenças associadas ao envelhecimento.

Para chegar a essa conclusão, o estudo avaliou amostras de sangue de cerca de 5 mil mulheres com idades entre 42 e 69 anos, calculando o comprimento de todos os telômetros. Os participantes também foram submetidos a perguntas sobre os níveis de ansiedade no cotidiano.

Pela primeira vez na história da medicina, uma pesquisa designou conexões entre uma forma comum de estresse psicológico (ansiedade) e chegada prematura da velhice.

 

HOME