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Enem e Inclusão: Jovem com Diabetes Expulso Após Alarme de Glicose Disparar

Um jovem com diabetes tipo 1 foi expulso da sala de provas do Enem, em Sobradinho, Rio Grande do Sul, após o alarme de seu sensor de glicose disparar. O caso, ocorrido no domingo (3/11), gerou indignação nas redes sociais. Durante a inscrição, o jovem já havia informado sobre sua condição de saúde, mas isso não impediu a situação. O pai do adolescente, Rudnei Noro, criticou a falta de inclusão, destacando a ironia de o incidente ocorrer em novembro, mês de conscientização sobre o diabetes.

Jovem Expulso do Enem por Sensor de Glicose

Segundo o relato do pai, o alarme do sensor de glicose do jovem disparou apenas uma vez, momento em que ele foi retirado da sala. Além disso, o jovem foi obrigado a deixar a escola por “perturbar os demais alunos” e pelo uso de “eletrônicos proibidos”. O celular do jovem, que estava com o fiscal, emite um alarme mesmo desligado para garantir a segurança do usuário. Esse sensor é essencial para monitorar a glicose e evitar hipoglicemias severas, que podem causar desmaios e convulsões.

ENEM e Inclusão: Atendimento Especializado: Direito ou Exceção?

Durante a inscrição, o jovem informou sua condição de saúde, esperando atendimento adequado. No entanto, ele não teve acesso a uma sala especial, reservada apenas para algumas condições específicas. O Instituto Diabetes Brasil orientou a família a registrar um boletim de ocorrência, classificando o caso como “absurdo” e uma grave violação de direitos. Situações como essa ressaltam a importância de ampliar direitos e garantir condições justas para todos os candidatos.

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ENEM e Inclusão: O Que Diz o MEC Sobre Atendimento Especializado?

O Ministério da Educação (MEC) oferece atendimento especializado a candidatos com necessidades específicas, como deficiência visual, auditiva e física. No entanto, o diabetes tipo 1, que exige monitoramento constante, não está incluído nos atendimentos garantidos. O MEC ainda não se posicionou oficialmente sobre o ocorrido, mas o caso levanta questões urgentes sobre a inclusão de outras condições de saúde no suporte oferecido pelo exame.

Este episódio evidencia a importância de um sistema inclusivo que considere diferentes condições de saúde, reforçando o direito de todos os estudantes ao acesso igualitário à educação e às oportunidades.

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