Sempre que mês de novembro se inicia, as ofertas e promoções na internet e nas lojas começam a ser divulgadas: é hora de comprar! Está dada a largada da tão esperada Black Friday.
Nesta data, comemorada na última sexta-feira de novembro, as lojas procuram oferecer grandes descontos para esgotar seus estoques.
Com origem nos Estados Unidos, a Black Friday acontece tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças, com filas quilométricas cheias de consumidores atrás de descontos que chegam até 80% do preço original.
Este evento chegou ao Brasil e teve boa aceitação, mas o que poucos sabem é que o termo Blackfriday começou a ser usado muito antes, lá em 1869. E muito diferente do que é hoje, não era para abrir a temporada de promoções imperdíveis.
Veja a seguir, essa e outras curiosidades sobre o evento que ganhou nossos corações e nossos bolsos.
Quando foi que Surgiu o Termo Black Friday
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Muito diferente dos dias atuais, o termo foi usado inicialmente para indicar grandes crises e catástrofes. Na data de 24 de setembro de 1869, quando na ocasião, dois especuladores tentaram dominar o mercado do ouro em Nova York. Com o objetivo de corrigir o dano causado, o governo fez uma intervenção e os preços caíram drasticamente. Muitos investidores perderam tudo o que tinham.
Sinônimo de Preços Baixos
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A Black Friday passou a ser reconhecida como data de altos descontos em 2001. Até o ano de 2000, as vendas nos Estados Unidos eram habitualmente maiores no sábado e não na sexta-feira em si, em virtude do hábito dos norte-americanos de adiarem as coisas.
No Brasil, a Black Friday ganhou popularidade em 2010, quando se tornou uma estratégia digital para alavancar as vendas.
Big Friday
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Na Filadélfia, como esse dia era sinônimo de turbulência no transito, os soldados a nomearam de Big Friday. Incomodados, os lojistas logo esquivaram da conotação negativa associada a trânsito. O nome não se manteve.
Thanksgiving: Ação de Graças
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Apreensivos com o curto período de compras para as festividades de final de ano, os lojistas abriram uma petição e entregaram a Franklin Roosevelt (1882-1945) para que fosse declarado o início das festas uma semana mais cedo.
No ano de 1941, uma resolução conjunta no congresso instituiu que o dia de ação de graças seria celebrado na quarta/quinta-feira de novembro, podendo ser ou não, a última do mês – garantindo uma semana extra de compras até o Natal.
Sucesso Comprovado? Veja Alguns Dados Alarmantes
- Um estudo realizado pela empresa Linx Digital divulgou que na Black Friday de 2021 foram contabilizados, no horário de pico, 9,2 milhões de requisições (acessos, cliques, visualizações etc.) por minuto, oriundos de todas as lojas, por todos os dispositivos,
- No Brasil, a Black Friday é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal,
- Quase metade das vendas são referentes a produtos eletrônicos,
- Em média 80% dos consumidores realiza sua compra on-line,
- Aproximadamente 20% dos consumidores compram na data por impulso.
De fato, a Black Friday continua sendo uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, tanto em termos de vendas quanto de interesse dos consumidores. De acordo com um estudo da Agência Conversion, entre setembro de 2023 e setembro de 2024, a Black Friday foi a segunda data comercial mais pesquisada no Brasil, com 3,5 milhões de buscas em novembro de 2023. Essa posição no entanto, a coloca atrás apenas do Dia dos Pais, que registrou 4 milhões de buscas no mesmo período.
Além disso, a Black Friday tem se consolidado como uma das principais datas do comércio nacional. Em 2023 portanto, o evento movimentou R$ 7,2 bilhões apenas no comércio online, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Sendo assim, esses números demonstram a relevância da Black Friday no calendário comercial brasileiro, destacando-a como uma das principais oportunidades para o varejo impulsionar suas vendas.
E você? Também adora uma Black Friday?