A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais icônicos dos Estados Unidos e do mundo todo. Localizada na Ilha da Liberdade em Nova York, a estátua foi criada no século 19 pelos franceses como uma forma de simbolizar amizade e fraternidade entre França e EUA após a Revolução Americana. Aqui estão algumas curiosidades sobre um símbolo tão emblemático.
#1 Altura da estátua da liberdade
Foto: Reprodução
A Estátua da Liberdade tem 93 metros de altura, com mais 47 metros de pedestal. A estátua pesa cerca de 225 toneladas e ocupa uma área de cerca de três hectares. A chama de sua tocha tem mais de 12 metros de altura e é revestida em ouro. Ela é a maior e uma das mais imponentes estátuas do mundo.
#2 Um presente da França
A estátua da liberdade foi um presente do povo da França para os Estados Unidos em comemoração ao centenário da Independência americana em 1876. Frederic Auguste Bartholdi, um escultor francês, a projetou e paga por muitos doadores na França e nos EUA.
#3 Um pouco de cada um
Pessoas dos dois países envolvidos na construção custearam a Estátua da Liberdade por meio de doações. No entanto, diante de alguns contratempos, jornalistas norte-americanos — abertamente preocupados com a liberdade de imprensa — doaram recursos e viabilizaram a criação da coroa solitária.
#4 A cor original da estátua da liberdade
Foto: Reprodução
A estátua originalmente tinha a cor de um confinamento, devido ao fato do cobre oxidar ao longo do tempo (quando entra em contato com o ar). A tonalidade foi do interior expandindo para ostentar na figura que conhecemos hoje.
#5 O interior da estátua
Foto: Reprodução
Gustave Eiffel, o mesmo engenheiro que projetou a Torre Eiffel em Paris, também projetou a estrutura interna da Estátua da Liberdade. Ele construiu a moldura com anéis de aço reforçados e fios médios e leves.
#6 A Estátua da Liberdade já foi um farol
Foto: Reprodução
Entre 1886 e 1906, a Estátua da Liberdade funcionava como um farol guiando navios e marinheiros para casa depois de uma longa viagem pelo oceano. A luz não era forte o suficiente para guiar os navios depois do pôr-do-sol, por essa razão o farol fechou depois de 16 anos.
#7 O rosto da estátua
Foto: Reprodução
O escultor Frédéric Auguste Bartholdi se inspirou no rosto de sua mãe para criar o rosto da estátua.
Na coroa da estátua existem 25 janelas as quais simbolizam as joias encontradas naquelas terras e os 7 raios da coroa representam os sete continentes e os sete mares do mundo.
#8 Raios todos os anos
Foto: Reprodução
Acredita-se que a estátua é atingida por até 600 raios todos os anos. E esse não é a única questão relacionada ao tempo que a estátua tem que aguentar: Embora ela pareça inabalável, ventos de 50 km/hora podem causar um balanço de 3 polegadas na estátua, e ainda mais na tocha, que pode se mover até seis polegadas, para frente e para trás.
A Estátua da Liberdade é um símbolo icônico da América, e conhecendo um pouco mais da história deste monumento, podemos compreender e apreciar os detalhes. Desde o seu começo, esse monumento tem sido um porto seguro para os novos cidadãos dos EUA, e permanece um símbolo de liberdade e de otimismo para as pessoas em todo o mundo.