Produzida pelos irmãos Matt e Ross Duffer, existem muitas curiosidades sobre Stranger Things, lançada no ano de 2016, tornou-se um dos assuntos mais comentados pelos espectadores que são apaixonados pelas aventuras empolgantes, amizades e mistérios que estavam acontecendo em Hawkins, Indiana. Seu elenco é bem jovem, formado por Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Noah Schnapp – que se tornou um fenômeno da noite para o dia, David Harbour muito querido pelo público e Winona Ryder num brilhante retorno.
Mas você sabia que a série quase não foi transmitida? Pois é, muitas redes recusaram a sua exibição. Malucos! Veja a seguir, várias outras curiosidades sobre a Stranger Things, a série mais comentada do momento.
Foto: Reprodução
1 – Logo após trabalhar na série da Fox, de M. Night Shyamalan, Wayward Pines, a dupla de escritores Matte Ross Duffer criou o conceito de Stranger Things, porém inicialmente chamada Montauk.
“É muito difícil quando seu cérebro está preso a um título, é muito, muito difícil fazer as pessoas concordarem e aceitarem outro título”, comentou Matt Duffer ao The Daily Beast em 2016. “Inicialmente, quando criamos esse título Stranger Things, foi difícil para as pessoas aceitarem. Na verdade, levou um ano inteiro para as pessoas se acostumarem com isso.”
Foto: Reprodução
2 – Os Duffers gostariam de filmar a série em Long Island, mas sua primeira escolha para localização acabou sendo revista.
“Gostamos de Montauk, porque gostamos do cenário costeiro, e Montauk foi a base para Amity, e Tubarão é provavelmente nosso filme favorito, então pensei que seria muito legal”, explicou Matt Duffer ao The Hollywood Reporter. “Então seria realmente impossível filmar em ou ao redor de Long Island no inverno. Seria infeliz e caro.” Atlanta acabou se tornando a base da produção.
3 – Até que a Netflix aceitasse a série, quase 20 outras redes a rejeitaram, segundo a Vulture,com executivos acreditando que o público não conseguiria investir em uma série estrelada por quatro crianças.
4 – Para viver a personagem de Eleven – uma criança que escapa dos confins de uma instalação onde está sendo submetida a testes traumatizantes que a infundiram com poderes telecinéticos – Millie Bobby Brown, então com 12 anos, teve que abrir mão de seu cabelo.
“O dia em que raspei minha cabeça foi o momento mais empoderador de toda a minha vida”, refletiu Brown durante o PaleyFest em 2018. como eu costumava fazer. Quando me olhei no espelho, percebi que tinha um trabalho a fazer: inspirar… Raspar a cabeça é tão empoderador. O último fio de cabelo cortado foi o momento em que meu rosto inteiro estava à mostra e eu não podia me esconder atrás do meu cabelo como costumava fazer. Assim que eu olhei no espelho eu percebi que tinha uma missão: inspirar… Raspar a sua cabeça é tão empoderador. Você não precisa de cabelo para ser bonita. Você é linda com ou sem. Aprendi isso também.”
Foto: Reprodução
5 – A atriz disse ao E! Newsem 2016 que sua inspiração foi Charlize Theron em Mad Max: Estrada da Fúria, assim como uma das fotos antigas do anuário de sua parceira de elenco, Winona Ryder.
6 – Para chegar até as quatro crianças principais do elenco, os irmãos Duffer fizeram um teste com os jovens atores com cenas de Conta Comigo.
7 – Quando buscavam o Mike perfeito, os irmãos Duffer tiveram uma outra idéia para o personagem antes de Finn Wolfhardf azer o teste.
“Originalmente, Mike vivia suspirando, ele era um sonhador, e muito mais parecido com Mikey em Os Goonies de tantas maneiras”, disse Matt ao The Daily Beast em 2016. “Mas Finn tinha essa energia muito ansiosa e agitada e achamos que isso era realmente ótimo e meio que escrevemos o personagem para combinar com ele e sua personalidade”.
Foto: Reprodução
8 – Isso também aconteceu com Gaten Matarazzo na pele de Dustin. Matt explicou: “Eu não acho que realmente entendemos quem era esse personagem. Ele começou mais como um nerd estereotipado e então conhecemos Gaten e basicamente adaptamos a série para ele.”
Foto: Reprodução
9 – Devido a afinidade da Eleven com os waffles Eggo, a Kellogg’s percebeu um aumento significativo nas vendas depois que eles apareceram na série. A empresa disse que o consumo aumentou 14 por cento no final de 2017 após o lançamento da segunda temporada e outubro teve o maior número de menções ao produto nas mídias sociais em um único mês.
10 – No início de 2018, Harbour viralizou ao tirar fotos de formatura com uma fã. Ela twittou para ele: “Quantos retuítes para você tirar minhas fotos de formatura comigo”. Harbour então, respondeu: “25 mil. E eu posso usar o moletom da escola e segurar um trombone”. O ator honrou sua palavra, e inclusive segurou o instrumento nas fotos.
“Voto com maior probabilidade de sequestrar as fotos do último ano do ensino médio de alguém 24 anos depois”, escreveu Harbour no Instagram.
Foto: Reprodução
11 – Ainda em 2018, Harbour voltou a fazer suas brincadeiras na mídia social, desta vez oficializando o casamento de uma espectadora em troca de 125 mil retuítes e a primeira fatia de bolo. Harbour mais uma vez, cumpriu sua promessa e realizou a cerimônia de casamento vestido como xerife Hopper.
12 – Muitos fãs tinham algumas teorias desde o início, de que Eleven poderia ser a filha de Hopper, . Em um doce Easter Egg, Eleven é vista com a pulseira trançada azul que Hopper sempre usa, feita com a fita de cabelo de sua falecida filha, no baile da escola no final da segunda temporada. Não tem como não se emocionar!
Foto: Reprodução
13 – O beijo da primeira temporada entre Eleven e Mike foi o primeiro beijo de Millie. “Ele diz que eu não fui [seu primeiro beijo], mas eu definitivamente acho que fui”, disse Brown à Variety,sobre seu colega de elenco. “Eu acho que ele estava apenas tentando ser descolado.”
E quando a dupla teve seu segundo beijo, na temporada seguinte, Brown revelou o que seu parceiro romântico sussurrou em seu ouvido.
Foto: Reprodução
“Ele queria me avisar que estava me beijando”, explicou ela durante uma aparição em 2017, no The Tonight Show. “Então ele dizia, ‘Estou chegando’, e ele parecia um ventríloquo! Foi a coisa mais louca.”
14 – Natalia Dyer e Charlie Heaton, que interpretam o casal Nancy e Jonathan, iniciaram namoro em 2016, mas mantiveram seu relacionamento longe da mídia.
Foto: Reprodução
“Isso é algo importante para mim – com minha família, com meus amigos, eu realmente gosto de guardar para mim”, disse Dyer à Refinery 29, em 2019, embora ela admitiu: “É uma coisa interessante trabalhar com alguém com quem você volta para casa. É sempre muito divertido.”
15 – Surpreendentemente, dois personagens favoritos dos fãs não estavam programados para terem saído vivos da primeira temporada, incluindo o bem penteado Steve Harrington, interpretado por Joe Keery, que foi inicialmente roteirizado para ser o namorado mau antes do ator ser escalado.
Foto: Reprodução
“Nós amamos Joe. Nós nos apaixonamos por ele durante a produção da primeira temporada, e é por isso que acabamos escrevendo aquele arco para ele, onde ele está ajudando a salvar o dia com Jonathan [Charlie Heaton] e Nancy”, disse Ross ao The Hollywood Reporter, em 2017. “Steve deveria ser esse babaca, e Joe era muito mais do que isso.”
16 – Quem também estava escalada para morrer era Eleven. Sim, pasmem.
“Eleven ia se sacrificar para salvar o dia”, disse Ross no livro de 2018, Stranger Things: Worlds Turned Upside Down. “Esse sempre foi o jogo final. Mas uma vez que percebemos que a série poderia durar mais de uma temporada, precisávamos deixá-la mais no ar, porque no fundo sabíamos que a série simplesmente não funcionaria sem Eleven. E nesse ponto, sabíamos o quão especial Millie era. Se teríamos mais Stranger Things, Eleven tinha que voltar.”
17 – O sétimo episódio da segunda temporada – intitulado “The Lost Sister” – quase que não exibido, com os irmãos Duffer dizendo ao Vultureem 2017 que acreditavam que sua aventura, que se concentra em Eleven saindo para encontrar outra criança que estava passando por experimentos, iria quebrar o ritmo da história.
Foto: Reprodução
“Quando chegamos ao ponto de escrever o episódio, queríamos ver se realmente precisávamos dele ou não”, explicou Matt. “Nós realmente brincamos em remover o episódio completamente, mas então o final com Eleven não funcionou. Simplesmente não deu certo. Então acabamos decidindo que precisávamos dele.”
18 – O irmão de Eleven foi escrito para ser um menino, com o episódio originalmente intitulado “The Lost Brother”.
Porém, depois que a audição foi aberta para todos os jovens atores, foi Linnea Berthelsen quem ganhou o papel, e o episódio finalmente contou com Eleven conhecendo sua “irmã” Kali, outra criança que o Dr. Brenner (Matthew Modine) fez experimentos no laboratório.
“Linnea e Millie realmente tinham uma conexão”, disse Matt, “Millie dizia, ‘Eu quero fazer isso com Linnea.'”
19 – A atriz de Bridgerton, Nicola Coughlan, comentou que inicialmente fez o teste para o papel de Robin em Stranger Things antes de conquistar o papel de Penelope Featherington anos depois. Maya Hawke finalmente conseguiu o papel, com Coughlan dizendo que Hawke foi “muito melhor do que eu jamais teria sido”.
Ela acrescentou: “É uma boa lição para os atores: observe as coisas que você não conseguiu, porque você entenderá totalmente como não é pessoal. Você é a pessoa certa para algumas coisas e não para outras.”
20 – Antes de viver Sarah em Outer Banks, da Netflix, Madelyn Cline apareceu na segunda temporada como a garota malvada da escola Hawkins, Tina.
Foto: Reprodução
21 – Para conseguir o papel de Billy, o meio-irmão mais velho de Max (Sadie Sink), o ator australianoDacre Montgomerygravou uma fita de audição divertida, mas um pouco atrevida, dizendo à GQ que “queria chamar a atenção dos Duffers.”
Isso significava filmar a si mesmo dançando músicas clássicas dos anos 80 como “Come on Eileen” e “Hungry Like the Wolf” usando nada mais do que um fio dental. Montgomery admitiu que hesitou em enviá-lo, dizendo: “Ou eu nunca mais vou trabalhar, ou alguém em algum lugar vai ver uma coisa em mim e me dará uma chance”. Felizmente, seu risco valeu a pena.
22 – Seguindo para a terceira temporada, o Deadline tornou público que o elenco recebeu grandes aumentos salariais, com o elenco mais jovem – incluindo Wolfhard, Brown, Matarazzo, Schnapp e McLaughlin – passando de cerca de US$ 30 mil por episódio para mais de US$ 200 mil e possivelmente até US$ 250 mil. Enquanto isso, Ryder e Harbour estavam levando para casa cerca de US$ 300 mil a US$ 350 mil por episódio, enquanto Dyer e Heaton estavam ganhando de US$ 100 mil a US$ 150 mil por episódio.
23 – Priah Ferguson iria aparecer apenas em um episódio na segunda temporada como Erica, a atrevida irmãzinha de Lucas. Mas seu sucesso foi tanto que os irmãos Duffer continuaram encontrando maneiras de adicionar a atriz. Ela sempre roubava a cena. Ferguson então se tornou uma personagem regular na temporada seguinte.
Foto: Reprodução
24 – Visto que o elenco mais jovem continuava a crescer enquanto a série estava sendo filmada, o departamento de figurino enfrentou um desafio único quando se tratou da continuidade.
“É uma loucura”, disse a figurinista da segunda temporada, Kim Wilcox, ao E! News em 2017. “Tínhamos uma criança que não conseguíamos manter usando sapatos, já que a cada três semanas ele crescia meio tamanho.” Sua solução foi encontrar marcas tradicionais que fabricassem o mesmo produto em vários tamanhos. “Nós comprávamos cinco deles para que quando alguém crescesse, tivéssemos algo.”
Foto: Reprodução
25 – Todos já sabem que os Duffers estavam prestando homenagem aos filmes que eles amavam quando crianças, incluindo Os Goonies, E.T. O Extraterrestree Conta Comigo, mas o que não foi a público é toda cautela que eles usaram para não serem tão evidentes em suas referências.
“Quando faturamos o projeto para a Netflix, tínhamos esse grande trailer de dois minutos e meio que tinha cerca de 20 ou 30 desses filmes entrelaçados para tentar contar a história de Stranger Things, mas obviamente todas essas imagens ou ideias estavam em nossas cabeças”, disse Matt ao The Daily Beast em 2016. “Esses são os filmes que assistimos crescendo e fazem parte do nosso DNA. Mas quando você entra na sala dos roteiristas e você está trabalhando em episódios individuais, na verdade, muito pouco tempo é gasto referenciando outros filmes. Principalmente se você está apenas tentando contar a história, deixando os personagens guiarem para onde tudo está indo. Caso contrário, seria apenas uma confusão e uma bagunça.”
26 – A equipe criativa estava determinada a usar o mínimo possível de efeitos especiais para conseguir uma sensação de retrocesso, mas rapidamente concluiu que isso seria difícil.
“O engraçado é que o objetivo original era fazer efeitos inteiramente práticos. Mas o que percebemos – e isso realmente nos fez admirar aqueles caras que fizeram The Thing, Alien e tudo mais – é que fazer da forma prática é muito difícil”, explicou Ross. “Leva muito tempo e preparação. Estávamos produzindo os roteiros o mais rápido que podíamos, mas eles não têm seis meses para preparar essas coisas. Você aparece no set e coisas que pareciam ser uma ótima ideia para se fazer à moda antiga, não tínhamos tempo para fazer.”
27 – Quando a série foi lançada, os Duffers sempre imaginaram um arco de cinco temporadas. “Muito do que eles tinham na cabeça em 2015 é o que estamos vendo agora acontecer quando chegamos ao final desta série”, disse o executivo da Netflix, Matthew Thunell, à Variety, com a revista relatando que cada um dos episódios da quarta temporada custou US$ 30 milhões.
28 – Embora o final para Stranger Thingsjá tenha sido definido, os irmãos Duffer ainda não estão prontos para deixar o Mundo Invertido.
Foto: Reprodução
“Nós temos uma ideia para um spin-off com o qual estamos super empolgados”, disseram eles em uma entrevista por e-mail à Variety, “mas ainda não contamos a ideia a ninguém, muito menos a escrevemos”.
Apesar de seus esforços para mantê-lo uma surpresa, Matt e Ross admitiram que Wolfhard já descobriu a premissa da série, que eles descreveram como “muito, muito diferente”. Eles acrescentaram: “Além de Finn, ninguém mais sabe!”