A Ora Pro-Nobis é uma planta comestível rica em nutrientes capaz de curar doenças. Seu nome científico é Pereskia aculeata e trata-se de um arbusto originário das Américas Central e do Sul, mais precisamente do México, que tem sido cultivado há muito tempo.
Além de ser consumida como alimento, esta planta é também conhecida por possuir propriedades medicinais. Dentre elas, a ação antioxidante, anti-inflamatória e anticâncer. As folhas da planta são ricas em proteínas, fibras, vitaminas A e C, ferro, cálcio e outros nutrientes que trazem benefícios à saúde. A ora pro nobis é uma planta versátil e bastante popular em algumas regiões do Brasil, onde é utilizada em diversas receitas culinárias, como refogados, saladas e sucos.
Faz mal para o fígado?
Não há evidência científica que prove que ora pro nobis faz mal para o fígado. Pelo contrário, esta planta é rica em nutrientes e pode trazer diversos benefícios nutricionais e medicinais para o organismo. No entanto, é importante ressaltar que o consumo excessivo de qualquer alimento pode sobrecarregar o fígado.
Quais doenças ora pro nobis cura?
Foto: Reprodução
A ora pro nobis é uma planta medicinal rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas A e C. Esta planta é conhecida por ser utilizada no tratamento das seguintes doenças:
– Anemia: devido a sua alta quantidade de ferro, a ora pro nobis é um excelente aliado no combate à anemia ferropriva.
– Diabetes: As fibras presentes na ora pro nobis ajudam a regular o nível de glicose no sangue, o que é benéfico para quem sofre de diabetes.
– Problemas intestinais: O consumo da planta ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, regulando o trânsito intestinal e prevenindo problemas como a constipação.
– Sistema imunológico: Graças à grande quantidade de vitamina C presente na ora pro nobis, esta planta pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes.
Como consumí-la
Foto: Reprodução
Essa é uma planta comestível muito versátil que pode ser consumida em diversas preparações, como:
- Suco: pode ser consumido em forma de suco, misturado com outras frutas como laranja e acerola;
- Refogado: pode ser refogada junto com outros vegetais, como cebola e alho, e servida como acompanhamento para carnes e outros pratos;
- Omelete: as folhas podem ser picadas e misturadas com ovos, que irão conferir um sabor muito especial a este alimento;
- Saladas: pode ser consumido cru, em forma de salada, juntamente com outros vegetais e temperos de sua preferência.
Contudo, essa é uma planta muito completa e nutritiva, capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Seu teor de proteína pode variar de 28% a 32%.
Plantas Alimentícias Não-Convencionais, também chamadas de PANCs, estão espalhadas nas ruas, hortas e matas por todo o Brasil. Usá-las na alimentação pode trazer benefícios para a sua saúde. É importante consumi-la com cuidado e moderação, portanto, sempre levando em conta as suas necessidades e preferências nutricionais.