Recentemente, a China foi surpreendida por uma chuva de vermes que caiu em algumas áreas do país.
O acontecido viralizou nas redes sociais, ao passo que vídeos mostrando a cena inusitada começaram a circular no Twitter e no Instagram, principalmente. Nas imagens, um estranho material cobre carros, casas e edifícios, em diversas ruas do país.
Esse fenômeno tem causado preocupação na população em relação à saúde pública e meio ambiente.
Segundo informações, a chuva de vermes teria ocorrido em diversas regiões da China, como por exemplo, na cidade de Hainan, na província de Yunnan e na cidade de Chongqing, onde os vermes foram observados caindo do céu.
Ainda não há uma explicação oficial para o que poderia ter causado essa chuva de vermes, mas existem algumas especulações. Alguns especialistas sugerem que isso pode ter sido causado por fatores como mudanças climáticas, poluição ou até mesmo problemas de saneamento básico.
Selecionamos a seguir, algumas das possíveis explicações para a chuva de vermes na China, tanto as possibilidades científicas quanto as mais bizarras discutidas no ambiente digital, a respeito da origem do material estranho que viralizou. Veja a seguir.
Não caíram vermes
Foto: Reprodução
A polêmica chuva na China, que deixou muita gente preocupada após a visualização dos vídeos, pode não ter nenhum verme envolvido. Especialistas cogitam que as “minhocas” ou “lagartas” vistas nas imagens são, na verdade, flores de choupo, uma planta muito popular no país asiático.
Tornado
Foto: Reprodução
Outra teoria levantada para explicar os vermes caindo em casas e carros na China é a de que eles teriam sido puxados por um tornado e, quando o vento sessou, eles caíram de volta ao solo, por toda a cidade. Surgiu então, o aspecto sinistro do fenômeno.
Importante lembrar que a China costuma ser afetada por grandes tempestades nos primeiros meses do ano.
Fenômeno Lunar
Foto: Reprodução
A “chuva de vermes” chinesa também pode ter acontecido por conta do fenômeno chamado “Lua cheia das minhocas”. A última Lua cheia do inverno deles coincide com o início do período de colheita, quando a neve acima do solo começa a derreter, emergindo diversos tipos de animais que estavam escondidos por causa do gelo.
Teorias a parte, as autoridades chinesas ainda não divulgaram nenhum tipo de alerta em relação à saúde pública em relação a essa chuva de vermes, mas segundo relatos da imprensa internacional, eles pediram aos moradores que não saíssem de casa sem algum tipo de proteção. Ao usar guarda-chuvas e sombrinhas, por exemplo, a população pouparia ser atingida pelos “bichos” que caíam do céu em grandes quantidades, sem motivo aparente.
Ponto de atenção
Foto: Reprodução
Por outro lado, a chuva de vermes levanta questões importantes sobre o impacto humano no meio ambiente. Esse fenômeno pode ser enfim, mais um sinal de que a ação humana está afetando negativamente o ecossistema, e serve como um alerta para a necessidade de repensarmos nossas práticas de consumo e produção.
Certamente, a chuva de vermes na China é um fenômeno preocupante e ainda sem uma explicação clara. É fundamental que as autoridades chinesas investiguem o ocorrido e forneçam informações claras e precisas à população, para que as medidas de prevenção possam ser tomadas.
Além disso, esse evento serve como um alerta para a importância de preservação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança de comportamento sustentável da sociedade.