O Site Collorau listou abaixo, as curiosidades mais interessantes sobre o Rei do Futebol, grande craque Pelé!
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é considerado o maior jogador da história do futebol. Uma personalidade reconhecida mundialmente como o Rei do Futebol, ele nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940, mas aos quatro anos de idade, ele e sua família se mudaram para a cidade de Bauru, em São Paulo.
Muito apaixonado por futebol desde cedo, Pelé fazia parte dos times de garotos que jogavam nas ruas de Bauru. Inspirado pelo goleiro José Lino da Conceição Faustino (Bilé), amigo de time de seu pai, jogava na posição de goleiro.
Foto: Reprodução
Além dos jogos de futebol, em sua a infância, o garoto ajudava a família da maneira que podia. Como o pai lesionou-se e não pode continuar jogando futebol, a família passou por algumas dificuldades. Para colaborar com a renda familiar, Pelé trabalhou como engraxate em Bauru.
Veja abaixo, algumas curiosidades da vida do craque até se tornar o Rei do Futebol.
1 – Como ele virou o “Pelé”?
Foto: Reprodução
Edson tinha dificuldades para pronunciar o nome Bilé corretamente durante os jogos com os amigos e falava algo parecido com “Seguuura, Pilééé!”, quando fazia suas defesas. O fato motivou os amigos a chamarem ele de Pelé. Nada satisfeito com isso, rapidamente o apelido pegou entre os amigos.
2 – Um craque desde cedo
Foto: Reprodução
Em 1958, com somente 17 anos, Pelé foi artilheiro do Campeonato Paulista com 58 gols. No mesmo ano ele conquistou, junto com a seleção brasileira, a Copa do Mundo da Suécia, onde marcou cinco gols. É o campeão mais jovem da história das Copas do Mundo.
3 – Carreira congelada
Foto: Reprodução
Aos 18 anos, já reconhecido mundialmente, Pelé teve que usar parte de seu tempo no serviço militar. Ele se alistou e serviu o Exército Brasileiro por seis meses no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande (SP).
4 – O Rei do Futebol também jogou como goleiro
Foto: Reprodução
A carreira de Pelé passou por fases e em uma delas, marcar gols não foi apenas o seu foco. Ele precisou jogar como goleiro do Santos em quatro partidas, por conta de contusões ou expulsões dos titulares. A primeira vez foi em 1964 enfrentando o Corinthians no Pacaembu em São Paulo. Depois jogou novamente como goleiro contra o Comercial (1969), Botafogo-PB (1969) e Baltimore-EUA (1973).
5 – Rei dos cartões vermelhos
Foto: Reprodução
Ser o melhor jogador de todos os tempos não isentava Pelé de colecionar cartões vermelhos. Ele foi expulso em treze partidas vestindo a camisa do Santos. Um número bastante expressivo para um atleta de ataque.
6 – O maior vencedor de Copas do Mundo
Foto: Reprodução
Nenhum outro jogador, até os dias atuais, conseguiu vencer mais Copas do Mundo que Pelé. Foram três títulos (1958, 1962 e 1970) em quatro edições disputadas (ele também jogou em 1966).
7 – Gol de número 1000
Foto: Reprodução
Pelé foi primeiro jogador da história a conseguir o feito, quando tinha 29 anos de idade. O marco do milésimo gol aconteceu em 19 de novembro de 1969, na partida do Santos contra o Vasco, no Maracanã. Pelé fez, de pênalti, o tão famoso gol em cima do goleiro Andrada.
8 – Graduado em Educação Física
Foto: Reprodução
Na década de 1970, o rei do futebol dedicou-se e conseguiu se formar formou em educação física pela Faculdade de Educação Física de Santos.
9 – Sem jogos na Europa
Foto: Reprodução
Pelé jogou oficialmente por apenas dois clubes na carreira: Santos e o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde ficou de 1975 a 1977. O rei do futebol nunca jogou em nenhum clube europeu, algo impensável para grandes jogadores na atualidade.
10 – Aposentadoria
Foto: Reprodução
O rei do futebol fez três despedidas em sua carreira. A primeira foi da seleção brasileira, em um jogo amistoso do Brasil contra Iugoslávia, no Maracanã, em 1971. A segunda, foi do Santos em 1974, na partida entre o time da baixada e a Ponte Preta. E a última foi em 1977, quando fez parte de um jogo festivo entre o New York Cosmos e o Santos.
Foto: Reprodução / Homenagem da Seleção brasileira na copa de 2022 ao Rei Pelé
Nota:
Pelé morreu em uma quinta-feira (29 de dezembro de 2022), aos 82 anos de idade. O Rei do Futebol, passava por cuidados paliativos, já sem conseguir responder à quimioterapia para um câncer no intestino.
O Site Collorau deixa aqui sua homenagem a essa grande personalidade do futebol que se tornou uma parte ilustre da história do nosso país.