Habitualmente verificamos a data de validade apenas dos itens perecíveis, como alimentos, remédios e cosméticos, porém mesmo os itens não perecíveis, têm prazo de validade.
O blog Feito Curioso listou algumas dessas coisas que tem prazo de validade e pode ser que você não saiba:
Perfumes
Foto: Reprodução
A vida útil média de um perfume é de 3 anos. Se você tem o seu perfume favorito e não troca por nada, pode não ter que se preocupar muito, já que ele acabará dentro do prazo. Mas, se você é do tipo que gosta de ter um cheiro para cada ocasião ou momento, sua coleção precisa de atenção.
A maioria das marcas de perfumes aconselham que seus produtos sejam usados até no máximo, por 3 anos, depois disso eles podem começam a estragar e a fragrância pode se tornar azeda, ácida e às vezes até começar a cheirar a ovo.
A água oxigenada
Muito útil, é comum ter no armário de remédios um frasco de peróxido de hidrogênio (popularmente conhecido como água oxigenada), mas pouco se fala que, uma vez aberta, a água oxigenda perde suas propriedades depois de cerca de 2 meses e, fechado, não dura mais do que um ano.
Multicontatos
Foto: Reprodução
Você já viu data de validade nas réguas de energia ou nos cabos de extensão? Pois é, eles não vêm com datas de validade. Mas acredite, com o passar do tempo, sua eficiência diminui. Caso perceba marcas de queimadura ao redor do plugue ou note que algo conectado está piscando, você deve substituí-lo.
É importante lembrar que as réguas de energia são iniciadoras de incêndio pouco conhecidos. Qualquer curto-circuito ou faísca é capaz de causar incêndios, por isso é melhor trocá-los a cada 1-2 anos.
Especiarias
Se você é um amante colecionador de especiarias raras, não vai gostar dessa informação. Depois de 2 anos elas perdem as propriedades nutritivas e o sabor muda.
Escovas de cabelo
Foto: Reprodução
Sempre que você escova o cabelo, as células mortas e os resíduos dos produtos que você usa são transferidos para a escova. Com o passar do tempo, tudo isso se acumula e torna as escovas de cabelo insalubres. O desgaste das cerdas também diminui a vida útil das escovas. Remover os fios caídos após cada uso e lavar a escova uma vez por semana pode prolongar esse tempo de uso.
De qualquer forma, trocá-la uma vez a cada 6 meses é o melhor caminho para manter o couro cabeludo e o cabelo nas melhores condições possíveis.
Calçados esportivos
Foto: Reprodução
Com o uso ativo, ocorre um desgaste no sistema de amortecimento dos tênis, da sola e da parte interna que toca o calcanhar. Os tênis de corrida precisam ser substituídos a cada 400 quilômetros e os destinados a outras atividades esportivas devem ser trocados, após 6 meses de uso regular – se você corre 10 km entre 3 e 4 vezes por semana.
Saquinhos de chá
Foto: Reprodução
Mesmo no recipiente devidamente fechado, após 6 meses, o chá em saquinhos não é mais adequado para o uso. Isso se dá, por causa da capacidade de fermentação das folhas.
Óculos de sol
Foto: Reprodução
A luz ultravioleta tem um impacto forte e negativo nas lentes e, gradualmente os raios acabam passando por elas. A vida exata é estipulada por cada fabricante individualmente, mas, em média, recomenda-se a troca dos óculos de sol a cada 2 anos.
Pasta e escova de dentes
A escova de dentes precisa ser descartada a cada 3 meses para não se transformar em uma morada de bactérias. A pasta de dentes, depois de aberta, não deve ser armazenada por mais de um ano; portanto, se você tiver um pequeno kit de viagem, fique atento.
Toalhas
As toalhas molhadas são um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias, sua lavagem frequente é necessária. Mas, mesmo com os devidos cuidados, recomenda-se substituir as toalhas antigas por novas a cada 3 anos.
Esponjas de limpeza
Foto: Reprodução
O período de uso seguro e eficaz é de apenas 2 semanas.
Smartphones
Foto: Reprodução
Pois é, os telefones modernos também têm sua data de validade. Você pode esperar um funcionamento estável por apenas 2 ou 3 anos. Após esse período, começam a ‘dar pau’ de repente. Principalmente no caso de modelos com bateria não removível.