Embora possa parecer um sonho para muitos, essa informação é verdadeira! A fonte pública de cerveja está localizada em Zalec, um município que fica a mais de 60 quilómetros da capital eslovena, Liubliana.
Foto: Reprodução
Inaugurada em setembro de 2016, essa é a primeira fonte pública de cerveja de que se tem conhecimento. A ideia partiu do interesse em impulsionar o turismo cervejeiro na cidade, além de valorizar um dos principais produtos da região: o lúpulo.
De acordo com o órgão de turismo de Žalec, a Eslovênia ocupa a quinta posição no ranking de maior produtor de lúpulo do mundo. Fixada no centro da cidade, a arquitetura da fonte representa uma flor de lúpulo, com dois semi-círculos. Uma parte é ocupada pela fonte cervejeira, já a outra se ocupa de oferecer água.
Foto: Reprodução
Uma informação importante é que a fonte é pública, mas não é totalmente gratuita. Para degustar a bebida, os visitantes devem comprar um copo específico, vendido por 8 euros (cerca de R$40) em várias localidades de Žalec. Esse custo contempla a degustação de seis tipos diferentes de cerveja – são 100 ml de cada.
O projeto envolveu um investimento de € 350.000 e teve bastante resistência por parte dos moradores mais céticos, porém acabou sendo aprovado pelo conselho da cidade.
Foto: Reprodução
Hoje, o local é um sucesso e tem o apoio dos moradores que se beneficiam com o grande fluxo de visitantes aventureiros destinados a desbravar o Vale do Baixo Savinja (também conhecido como vale do ouro verde), que sempre fazem uma parada em Zatec, curiosos para conhecer a tão comentada fonte de cerveja e o museu do lúpulo.