A lista das 7 Maravilhas do Mundo tem origem na Grécia Antiga, mas infelizmente, apenas a pirâmide de Gizé ainda existe. Porém, com a intenção de criar uma nova lista, a fundação Suíça New7Wonders desenvolveu uma seleção de carácter informal.
Foto: Reprodução /A Grande Pirâmide é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda permanece de pé.
No ano de 2000 uma campanha foi lançada e 200 monumentos disputavam o título de uma das novas 7 maravilhas do mundo. Certamente ultrapassou-se 100 milhões de votos, tanto por telefone quanto pela internet, as 21 finalistas foram definidas.
Na sequência, uma curadoria selecionada pela UNESCO escolheu entre as finalistas, as 7 maravilhas do mundo. Primordialmente, o critério de seleção era: estrutura, dimensão geográfica, valor artístico e cultural, diversidade e fator de reconhecimento, o resultado foi divulgado em 2007, na cidade de Lisboa.
Agora, veja abaixo quais foram as eleitas (não estão em ordem de importância).
Conheça as 7 maravilhas do mundo
#1 A pirâmide de Chichén Itzá (México)
Chichen_Itza / Foto: Reprodução ©istock.com/Eder Maioli – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Chichén Itzá foi a capital do povo maia e está localizada na península de Yucatán, no México, assim com grande destaque, a pirâmide El Castillo é também conhecida como Templo de Kukulcán, o deus serpente.
Frequentemente, durante os equinócios de primavera e outono, o sol faz uma sombra na pirâmide que lembra uma cobra deslizando pela escada.
Além disso, a estrutura conta com 365 degraus, o mesmo número de dias de um ano solar a sua altura é de 24 metros.
#2 Coliseu (Itália)
Coliseu de Roma – Foto: Reprodução: Wikimedia Commons – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Por analogia, o Coliseu é o maior anfiteatro já construído, em formato oval, localiza-se no centro da cidade de Roma, Itália. Contudo, a sua construção foi ordenada pelo Imperador Vespasiano em 71 d.C, porém foi finalizado em 80 d.C. sob comando de seu sucessor, Tito.
Medindo 189 por 156 metros, capacidade para 50.000 espectadores, era no Coliseu que as pessoas iam assistir a uma variedade de espetáculos públicos, como lutas de gladiadores e execuções, por exemplo. Como resultado, acredita-se que em torno de 500.000 mortes ocorreram no Coliseu.
#3 Cristo Redentor (Brasil)
Cristo Redentor – RJ / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Assim como grandes países culturais, o Brasil também marcou presença na lista das 7 novas maravilhas! O Cristo Redentor teve sua construção iniciada em 1926 e demorou 5 anos para ser finalizado. A estátua de Jesus Cristo que chama a atenção de todos fica no topo do Corcovado, no Rio de Janeiro.
O projeto foi feito pelo escultor polonês Paul Landowski e a construção ficou a cargo do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e o francês Carlos Oswald.
Cristo Redentor – RJ / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Com 30 metros de altura e mais uma base de 8 metros, a estátua é considerada a maior escultura de Art Deco do mundo, bem como seus braços estendidos alcançam 28 metros.
#4 Grande Muralha da China (China)
Grande Muralha da China / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
A muralha da China é considerada um dos maiores projetos de construção de todo o mundo, sua extensão é de cerca de 8.850 km, que vai de Dandong, no leste, até o Lago Lop, no oeste, cruzando seis províncias e outras duas regiões autônomas.
Contudo, um estudo chinês garante que se considerar toda sua extensão, com as barreiras defensivas naturais, seu comprimento pode alcançar 21.200km.
A construção da Grande Muralha da China se deu para proteger os estados e impérios chineses de invasões inimigas, contudo ela também foi útil no controle de fronteira, imigração e emigração, além de ser o local de coleta de impostos sobre mercadorias.
Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Embora seja chamada de muralha, na verdade trata-se de duas paredes paralelas, com torres de observação e quartéis em toda a sua extensão.
O início da construção foi no século 7 a.C. e seguiu por mais dois milênios.
#5 Machu Picchu (Peru)
Machu Picchu / Foto: Reprodução Wikimedia Commons – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Á 2.430 metros acima do nível do mar, Machu Picchu foi construída no topo de uma montanha. Uma cidade Inca, localizada no Peru, ela foi feita inteiramente com pedras polidas. Composta por áreas residenciais, templos, praças e terraços agrícolas, não impressiona apenas pela beleza, mas também pelas técnicas usadas pelo seu povo, uma precisão que torna a cidade resistente até mesmo à abalos sísmicos.
Quando “descoberta” em 1911, ela foi confundida com a “Cidade Perdida dos Incas”, uma fortaleza secreta que foi utilizada contra o domínio espanhol. Porém, depois de um tempo encontraram a verdadeira cidade perdida, Vilcabamba. A partir de então, o objetivo de Machu Picchu se tornou um mistério para os estudiosos.
Em 1983, Machu Picchu foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
#6 Petra (Jordânia)
Petra / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Também conhecida como “Cidade Rosa”, Petra é uma cidade histórica do sul da Jordânia. Foi denominada em 312 a.C. como a capital dos nabateus, uma tribo árabe.
Petra vista de dentro / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
A cidade alcançou uma população de 30 mil pessoas, e era um grande centro comercial, com um inteligente sistema de água e jardins exuberantes.
Com a mudança das rotas comerciais, e depois dois grandes terremotos, a cidade foi abandonada. Somente em 1912, ela foi reencontrada e em 1985 foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
#7 Taj Mahal (Índia)
Taj Mahal / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
O Taj Mahal é um monumento que foi todo construído em mármore branco-marfim, mas demorou 22 anos para ser finalizado. Embora com uma equipe de 20 mil trabalhadores, o mausoléu localizado na cidade de Agra, na Índia, foi construído pelo Imperador Shah Jahãn, em homenagem à sua mulher falecida Mumtāz Maḥal.
Além disso, o complexo tem um imenso jardim e a cúpula central com o túmulo de Mumtãz.
Taj Mahal / Foto: Reprodução – Lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Em 1983, o Taj Mahal tornou-se Patrimônio da Humanidade, e é considerado por muitos, como o maior exemplo da arquitetura mogol do mundo.
Agora ficou a dúvida! Afinal, popularmente, não são “8 maravilhas no mundo”?
Quem nunca ouviu a expressão “esse lugar é a oitava maravilha”? No entanto, essa oitava maravilha não existe. Bom, não existe de forma oficial.
Oficialmente são 7 as maravilhas do mundo, mas por que não, listar as outras 7 candidatas ao título de maravilha do mundo?
Conheça agora mais 7 fortes candidatas ao título de maravilhas do mundo
# Acrópolis (Grécia)
Acropolis / Foto: Reprodução
Definitivamente, a mais famosa e conhecida acrópole do mundo, a Acrópole de Atenas é uma antiga cidade grega onde encontram-se as ruínas de diversos edifícios antigos, sendo o Partenon o mais famoso deles.
# Alhambra (Espanha)
Alhambra / Foto: Reprodução
Localizado em Granada, na Espanha, esse palácio foi construído originalmente como uma pequena fortaleza em 889 d.C. Todavia, durante o século 13 sofreu uma reforma e o transformaram no palácio de Mohamish ben Al-Ahmar.
Depois que usado como palácio real de Yusuf I, em 1333, e tomado pela Corte Real de Fernando e Isabel em 1492, o local ficou sem utilidade por séculos. Tanto que, Alhambra veio a ser redescoberta na sequência da derrota de Napoleão, e atualmente conquistou seu espaço como uma das maiores atrações turísticas da Espanha.
# Angkor (Camboja)
Angkor / Foto: Reprodução
Construído no começo do século XII como um templo hindu, Angkor Wat é um complexo de templos. Possui uma área de 162,6 hectares, no Camboja e é o maior monumento religioso do mundo.
Esse templo foi construído em homenagem ao deus Vishnu mas, no final do século XII tornou-se um templo budista. Atualmente Angkor é a principal atração turística que marca presença na bandeira do país.
# Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile)
Moais da Ilha de Páscoa / Foto: Reprodução
Os Moai são esculturas monolíticas (obras construídas em uma só pedra) e foram esculpidas de 1250 a 1500 dC pelo povo Rapa Nui na Ilha de Páscoa.
Nesse sentido, calcula-se a existência de mais de 887 moai em toda a Ilha e teorias afirmam que eles foram construídos pelos primeiros habitantes como forma de homenagear seus antepassados. O mais alto dos moai possui quase 10 metros de altura e pesa 82 toneladas.
# Torre Eiffel (França)
Torre Eiffel / Foto: Reprodução
Construída em ferro forjado, no ano de 1889 por Gustavo Eiffel, a Torre Eiffel está localizada em Paris, na França. Composta por 81 andares é a estrutura mais alta de Paris.
A torre conta com 125 metros de altura, por isso, tornou-se um dos maiores símbolos da França, tanto que, ao longo dos anos tem sido um dos monumentos mais visitados do mundo.
# Hagia Sophia (Turquia)
Hagia Sophia / Foto: Reprodução
Hagia Sophia é um museu considerado o maior exemplo da arquitetura bizantina. Inspiração para muitas outras mesquitas otomanas, como a Mesquita Azul e a Mesquita de Şehzade, está localizado na cidade de Istambul, na Turquia.
A princípio, foi construído como uma catedral, porém em 1453 foi transformado em uma mesquita Otomana sendo inaugurado como museu em 1935.
# Templo Kiyomizu-dera (Japão)
Kiyomizu-dera / Foto: Reprodução
Kiyomizu-dera é um templo budista com base no leste de Quioto, Japão. O templo foi fundado em 778, no começo do período Heian, mas, seus edifícios atuais foram arquitetados em 1633.
Em síntese, o complexo do templo está entre os Monumentos Históricos da Antiga Quioto e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Por analogia, ele inclui vários outros santuários, como o Santuário de Jishu, dedicado ao deus do amor Ōkuninushi.
Sob o mesmo ponto de vista, você também vai gostar de 4 Curiosidades Fascinantes sobre História